16 de nov. de 2011

GATOS NÃO PRECISAM IR PARA O CÉU

NINO BELLIENY

Eles não vão enganar você. E nem pense fazer tal coisa. Ao tentar ser carinhoso com eles, seja sincero na intenção e suave no gesto. Não há barganha. Dê-lhes o que quiser e nada espere além de um ronronar, um roçar em suas pernas e um, aparentemente indiferente, olhar dissimulado, produzido por olhos cheios de ondas como os de Capitu. 

Não, não são indiferentes. Estão ligados em você. Sabem mais a seu respeito do que você sobre eles. São puras intuição e instinto, faro e audição. Se eles dormem, parte deles está mais acordada do que o cérebro humano em estado de alerta total. 

Olhando-lhes com mais atenção, você descobrirá que, humanos ao invés de andarem, apenas rastejam, comparados à graça felina em passos que não ressoam, em perfeita simetria de patas: esquerda - esquerda, direita - direita, volver! Vai ver e já não mais estarão em seu campo de visão. 

Um passarinho risca-lhe a luz das pupilas e o salto do predador agora em vão, daqui a pouco não mais será. Não insistem, sabem recuar, fingir não querer e se querem ou não querem, você nunca terá certeza. Não, não pense que eles não amam. 

É um amor independente, fino, elegante, sem rabos festivos nem pulos ao seu redor. Se desejar aprender Economia, estude com eles. Anatomia, Fisiologia, agilidade, relaxamento, charme,higiene, defesa pessoal, velocidade e precisão, aprenda com eles. 

Você não irá além de meras porcentagens, terá, porém, evoluído e muito na limitada escala humana. Enquanto você julga, eles têm certeza. Você analisa, eles concluem, você se engana, eles sempre acertam.

Eles observam,sonham, flutuam e conversam. Sim, conversam. Azar o seu, que ainda não entendeu. Tristeza a sua se ainda não tem algum ao alcance da sua parca capacidade perceptiva da Natureza. 

Burrice a sua, se, principalmente, nem consegue ouvir falar sobre eles e já vai dizendo que detesta, que tem alergia, que eles transmitem asma, (!), 
arranham móveis, leptos - expiram, comem ratos, fizeram xixi na cruz, 
bruxuleiam, 
dão azar quando pretos e são traiçoeiros. 

Mas, tudo bem. Você não é obrigado a descobrir tudo sobre aquilo que convencionou chamar de mistério. Provavelmente não conhece nem a si mesmo o suficiente e se contenta com os programas mastigados das tevês e conversas chatas com chatos iguais. 

Não sabe nem quer saber como um animal de quatro patas pode ser inteligente. Muito mais do que você. E enquanto você teme perder esta única vida rezando para que seja longa e no final ir direto ao Céu, eles não rezam nem imploram pelas sete vidas que possuem. 
Gatos não precisam ir para o Céu. Eles vieram de lá. 

Nenhum comentário: